sábado, 6 de março de 2010

E.F.Mangaratiba

A E.F.Mangaratiba foi inaugurada em 1879, partindo da Estação Deodoro da Linha do Centro da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em um primeiro momento, esta linha atendeu ao trecho entre as estações de Deodoro e Santa Cruz, com as estações de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz. Mais tarde foram sendo construídas outras estações, ao mesmo tempo em que a linha era estendida em direção à chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, como é conhecida a região que compreende as localidades de Itacuruçá, Mangaratiba, Angra dos Reis, Parati, entre outras ... o objetivo era ultrapassar Mangaratiba a alcançar Angra dos Reis, onde haveria conexão ferroviária entre esta e a linha da Rede Mineira de Viação, que daí galgava a serra e seguia em direção a Rio Claro e a cidades do Vale do Paraíba.
Infelizmente, a E.F.Mangaratiba não chegou a Angra dos Reis, parando na belíssima cidade de Mangaratiba.

Linha atualmente operada pela MRS Logística próximo a Ibicuí, em Mangaratiba-RJ


Criada originalmente para o transporte de gado entre o (na época) novo Matadouro de Santa Cruz e a sede da Corte (Rio de Janeiro), esta ferrovia passou a transportar passageiros, que tinham o privilégio de desfrutar uma esplêndida paisagem, com trechos da ferrovia passando a poucos metros do mar.

Em Ibicuí, os trilhos correm na beira da praia

Infelizmente este trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba teve o tráfego interrompido para passageiros na década de 1980. Era o conhecido Trem "Macaquinho", que transportava além dos passageiros habituais, pessoas interessadas em conhecer uma região belíssima, aprazível e pouco explorada, com muitas belezas naturais. Hoje em dia apenas trens cargueiros circulam na região, destinados ao Porto da Ilha Guaíba, onde o material transportado (principalmente minério de ferro) é exportado.
Estive em Ibicuí em 2009, e apesar do local ser belíssimo, não tive boas lembranças, pois fui para fazer uma prova para emprego e cheguei atrasado 20 minutos, sendo impedido de fazê-la (na época a Rodovia Rio Santos estava em obras, e somado a dois ônibus que não pararam pra mim nos pontos, tudo isso acarretou meu atraso). Arrasado pelo esforço em vão (saí de casa às 3:45 da manhã), dei um passeio sem rumo pela região e fotografei alguns trechos da linha.

Trilhos em Ibicuí. Este foi meu 11 de setembro ...

Quando me dei conta já andava a quase duas horas a esmo. Me conformando, embarquei em um ônibus rumo ao Rio de Janeiro. Como eu gostaria de que esta espedição fosse em um trem, como antigamente ...

Pois que no dia primeiro de março de 2010, fico sabendo que minha irmã, que estava em Seropédica, juntou a família e foi rumo ao local chamado Saí, um balneário também no município de Mangaratiba para uma tarde na praia. E qual não foi minha surpresa ao ver, no seu retorno, que ela lembrou-se de mim ... tirou algumas belas fotos da região e da ferrovia, claro ! Vejam abaixo:


Locomotiva da MRS Logística, estacionada em Saí

Sinalização da linha

Achei esta foto estupenda ! Imagina trens de passageiros circulando na região ...

2 comentários:

que bom que as autoridades,sera que mangaratiba não tem deputado federal ou estadual para exigir a volta dos trens de passageiros? mesmo que fosse o macaquinho, acho que hoje daria certo,porque as passagens de onibus são caras,onibus ruins e cansativas.ç

Muito bacana. Lembro que conheci Itacuruçá em 1982. Achei um charme a estação de trem que já não fazia transporte de passageiros naquela época. Eu seguia pela linha do trem em busca de praia deserta. Era um paraíso. Hoje em dia não podemos fazer mais isso.
Silmara/ jornalista da Associação de Engenheiros Ferroviários - AENFER

Postar um comentário

Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio