sábado, 3 de abril de 2010

Terminal ferroviário de Marítima

Na semana anterior a esta postagem, ficamos sabendo com surpresa, que a Polícia estava implantando mais uma de suas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) na cidade. Até ai, tudo bem,virou moda mesmo ... mas a surpresa é que a comunidade escolhida desta vez foi a Favela da Providência, primeira favela da cidade do Rio de Janeiro ! O que isso tem a ver com trilhos ? TUDO ! Já é conhecido de tempos que quem quisesse explorar e conhecer o complexo ferroviário de Marítima, abaixo do referido morro da Providência, corria o risco de virar alvo de moradores de rua, pivetes ou mesmo dos olheiros do morro, que transformaria qualquer pesquisador ferroviário em patinhos daqueles brinquedos de parque de diversões.


(Arredores de Marítima, estação inaugurada em 1880. Antes o complexo ferroviário era toda esta área do outro lado da rua, hoje ocupada pela Cidade do Samba)

Sábado dia 03 de abril, a equipe Trilhos do Rio esteve no local e fez vários registros interessantes. Pra começar, a imensa área que o complexo ferroviário ocupava foi reduzido a apenas dois armazéns, abandonados e isolados por tapumes, o que nos impedia de fotografar o interior dos armazéns. Mas o que vimos em seguida nos surpreendeu: no interior de um destes armazéns ainda há dois carros de passageiros ! Sabe-se que o terminal de Marítima era de cargas,então o que fazem ali estes carros ? Presos e isolados, pois em volta foi construída a Vila Olímpica da Gamboa e não há trilhos, apenas no interior do armazém e sob estes carros. Não há como removê-los !(Carro de passageiros preso no interior de um armazém de Marítima)

Aproveitando que este carro substitui os tapumes utilizados para bloquear o acesso ao interior do armazém, entramos por uma brecha entre o carro e a parede e adentramos o local. Como esperado, tudo está largado: muita vegetação tomando conta de tudo, e os carros de passageiros podendo transmitir tétano quase que por aproximação, tal o mau estado de conservação.

(Interior de Marítima. Há carros de passageiros idênticos a este em Barão de Mauá. Será coincidência ?)

Havia ainda um certo mistério a ser desvendado naquele local. Teria sido lacrado o túnel que ligava este lugar a linha tronco da EFCB, na altura de São Diogo ? Túnel este que foi o primeiro a ter dinamite utilizada na sua construção, no final do século XIX ? Fomos averigüar e constatamos que o túnel ainda está lá, com as duas bocas acessíveis, e com o leito preservado, sem trilhos.




(O misterioso túnel de Marítima, ainda acessível. Do outro lado, alcançava a linha tronco da EFCB, entre D.Pedro II e São Diogo)

Com a fama de ser ponto de desova de cadáveres e local de outros delitos, não fomos até ele, mesmo com o fato do local esar mais tranqüilo agora, com a UPP sendo implantada na comunidade logo acima. Conversamos com um morador antigo do local, e ele nos garantiu que ali sempre foi tranqüilo, que ele atravessava o túnel para cortar caminho, e o único cuidado era em usar botas, pois freqüentemente o túnel encontrava-se alagado. Bom, de qualquer forma deixamos esta aventura para outro dia.

De lá fomos a Praia Formosa, mas isso é assunto para outro tópico.

2 comentários:

Esses carros são carros ACF, do antigo trem cruzeiro do Sul da EFCB. Encerraram sua carreira como vagões de serviço da RFFSA e já estavam abandonados no pátio da marítima quando da desativação em 1998.
Existem mais alguns exemplares destes carros na estação de barão de Mauá.
Algumas fotos deles ainda em serviço em São Diogo http://almanaquedarffsa.blogspot.com/2010/06/irk-12-rffsa-6a-divisao-central-1970.html

Valeu, Victor !
Show de bola o link !
Abraço

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