(Matéria publicada no Jornal Extra - Caderno Minha Cidade de 29/05/2010)
Secretário sugere transformar antigas estações de trem do Barreto e de São Gonçalo em centros culturais.
Matéria de Fabíola Gerbase
Testemunhas do tempo em que era possível viajar de trem de Niterói a Vitória, no Espírito Santo, as estações ferroviárias voltam à cena com o início da limpeza da antiga linha férrea,uma preparação para as prometidas obras da Linha 3 do metrô. O secretário estadual de transportes, Sebastião Rodrigues propôs, depois de concluir a limpeza dos terminais, transformar as antigas estações de Niterói e São Gonçalo em centros culturais. O projeto começaria nos terminais do Barreto e de São Gonçalo.
Estação do Porto da Madama (Foto de Letícia Pontual)
- A situação foi piorando aos poucos. Usei o trem até os 18 anos. Era um passeio lindo. Podia ir a Itaboraí com um transporte só - relembra Marylin.
Entre as estações de São Gonçalo, a mais preservada é a de Porto de Madama. Em novembro e 2009, o vereador Marlos Costa (PT) conseguiu aprovar o projeto de lei que propunha tombá-la, junto com as estações Alcantara e São gonçalo.
Projeto perde espaço para a linha 3
Matéria de Durlo Victor
Anunciada há 3 anos como alternativa de transporte e uma das soluções para o trãnsito de Niterói, a linha de barcas São Gonçalo-Praça Quinze foi descartada como prioridade da Secretaria Municipal de Transportes, segundo nota oficial enviada à redação.
A Estação do Barreto é moradia para duas famílias (foto de Marcos Antonio Teixeira)
O órgão decidiu apostar as fichas na construção do primeiro trecho da Linha 3 do metrô - entre Alcântara e a Praça Araribóia.
A escolha é preocupante na medida em que o metrô como transporte de massa entre São Gonçalo e Niterói - a capacidade projetada é de até 350 mil pessoas por dia - só será bem sucedida se o sistema de barcas for ampliado, já que o projeto de metrô sob a Baía de Guanabara não tem previsão.
2 comentários:
Seria lindo se fosse verdade.
A Intenção do governo do estado de construir NADA é tão clara que o ramal de guapimirim foi repassado a supervia e os ferroviários da central que poderiam trabalhar na obra da linha 3 estão sendo aposentados ou mandados para "serviços administrativos".
veja; http://lauaxiliar.blogspot.com/2011/06/o-ultimo-trem-da-central-correu-antes.html
e
http://lauaxiliar.blogspot.com/2010/06/trem-barrinha-resumo-historico_19.html
Só promessas!!!
Postar um comentário