domingo, 16 de junho de 2013

#Vem pra rua ... com respeito !

Nos últimos dias vimos através das TVs em todo o mundo, e também pessoalmente, o nascimento de um movimento nacional contra o abuso por parte do governo em relação ao custo de vida no país, mais especificamente no que toca ao preço das passagens de ônibus.
Claro que os protestos organizados e promovidos durantes estes dias não se aplica apenas a isso, R$ 0,20 a mais no valor das passagens em determinadas cidades.




É voltado ao absurdo em que se encontra a administração do nosso querido Brasil: inflação maquiada, saúde doente com hospitais sucateados, educação deficiente, salários baixos (não os dos políticos), muitos e altos impostos, transporte caro e ineficiente , alimentos a peso de ouro, corrupção, criminalidade, enfim ... tudo isso acumulado e muito mais, que naturalmente, uma hora ou outra, geraria uma revolta e uma série de protestos e manifestações para mostrar que não dá pra aguentar mais, até porque se piorar mais do que agora, só explodindo o país.




 


O que se viu nesta semana foi um movimento organizado nas redes sociais (Facebook e Twitter, entre outras) com a intenção de promover passeatas, protestos, manifestações pacíficas e até bem-humoradas nas grandes cidades de modo que chamasse a atenção das "autoridades" deste país para perceberem que não estão comandando uma massa estática, manipulável facilmente, estão governando um país que pode ser considerado o melhor do mundo, de maneira totalmente errada e mal-intencionada, no qual a única boa intenção é com o próprio bolso. Enquanto as "autoridades" estão nem aí para a população, viajando quando bem entendem, curtindo um fim de semana no caribe, arrecadando impostos e colocando no bolso ou aplicando de maneira indevida (#Imagina a festa), a população está enlatada dentro de uma condução procurando socorro em hospitais públicos longe de sua residência sem a certeza de ser atendido.



 
A Verdade sobre a Copa
Fonte: Youtube
 
 
 
Bem, mas o que tem a ver a equipe "Trilhos do Rio" com isso tudo ? Muita coisa ! Somos um grupo que foi criado para dialogar, promover, divulgar, sugerir e estudar diversos campos na matéria de transportes, sendo a área de transporte sobre trilhos nosso foco principal. Mas não ficamos apenas nisso, todos os meios de transporte são debatidos, pois lutamos também pela integração e por um direito primordial do ser humano, que é o direito de ir e vir. E o que se vê no Rio de Janeiro ? Abaixo enumero alguns ítens que podem parecer absurdos em um primeiro momento, mas leia de novo e veja se não é verdade na maioria dos casos:
 
  • Ônibus em quantidade e qualidade irracional sendo dirigidos por muitos motoristas despreparados, formados em caráter de urgência (em poucas semanas), estressados, explorados e mal remunerados. Resultado: acidentes, mortes, congestionamentos, poluição, estresse etc;


Fonte: O Globo


  • Táxis sem fiscalização, taxistas extorquindo passageiros, tarifas altas, etc;
 



  • Motori$ta$ fazendo o que querem, desrespeitando as leis de trânsito (esqueceram tão rápido das aulas de auto-escola, isso se fizeram), dirigindo embriagados, recorrendo contra multas justas, ganhando pontos na carteira e dando de ombros, desrespeitando ciclistas e pedestres, etc (os $$ foram intencionais);

 
 

  • Sistema de transporte alternativo muitas vezes mal gerido, mal administrado, operado por máfias disfarçadas de cooperativas e com vans dirigidas por motoristas em alguns casos até sem habilitação, fazendo o que querem nas ruas;





  • Ciclovias insuficientes, mal feitas, esburacadas, desrespeitadas por motoristas; e ciclistas sem noção de trânsito suficiente (andando sobre calçadas, avançando sinais), em muitos casos;
 

Fonte: Jornal O Dia

  • Aeroportos saturados, ultrapassados, sem infra-estrutura necessária para grandes eventos e nem mesmo para a demanda normal de passageiros de rotas domésticas e turísticas;

Fonte: O Globo

  • E para quem utiliza outros meios de transporte, ou mesmo anda a pé, eu pergunto: sente-se seguro em transitar nas calçadas da sua cidade ?


Quem lê esta lista pode estar pensando "Ah ... mas e os trens ? E o Metrô ? Não vai falar mal não ? Vai defender só porque é sobre trilhos ?" Claro que não, sabemos da situação, e separei esta categoria porque temos muito a debater. Vejam:
 
  • Recebemos e estão chegando mais trens novos, e os que eram utilizados estão sendo reformados, equipados com ar-condicionado e modernizados. Mas mesmo assim, há problemas ? Sim, pois a quantidade não vai aumentar, os trens novos apenas substituirão os antigos, na maioria dos casos. Os intervalos não vão dininuir (apenas com a modernização na sinalização vemos uma possibilidade de melhora, mesmo assim, insuficiente), a super-lotação continuará, e a quantidade de linhas se manterá a mesma ...


Foto: André Vasconcellos



  • Quando voltará a funcionar a linha Santa Cruz-Itaguaí ? Quando a linha for totalmente tomada e ocupada por moradias de baixa renda ? Quando o trânsito na BR-101 (Sul) se tornar impraticável, e hoje em dia em determinadas situações já o é ?


Estação Itaguaí, em época que ainda funcionava para trens



  • E o VLT de Macaé, que já recebeu composições,  que estão expostas ao tempo enferrujando sem previsão de operar, um verdadeiro crime eleitoral e com o nosso dinheiro, cometido pela administração anterior da cidade ?


Foto: Eduardo P.Moreira (Trilhos do Rio)



  • Será que será construída realmente a verdadeira linha 4 do Metrô, via Gávea, Jardim Botânico e Laranjeiras ? E a linha 3 ? Virará novela da Globo ou vai sair do papel em Niterói e São Gonçalo, chegando ao Rio de Janeiro por baixo da Baía de Guanabara, um projeto e intenção que tem mais de 100 anos ?!?!


Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1903
descrevendo o projeto de uma ferrovia sob a Baía de Guanabara


  • E a Estrada de Ferro Mauá ? Esse é um motivo para sentir nojo de político, sentir uma imensa vergonha ... a pioneira ferrovia do nosso país, largada, virando sucata, memória hitórica apodrecendo aos olhos da população que poderia ter uma opção de transporte decente (viajar horas e horas de ônibus até a cidade do Rio de Janeiro é caro e sacrificante) com interligação via barcas ... desativada por completo em 1982, e com a luta de associações pelo seu retorno há mais de 25 anos ainda não teve um dormente reassentado ?

Foto: Eduardo P.Moreira (Trilhos do Rio)



  • O Bonde de Santa Teresa vai voltar ? Quando ? Quando inventarem a máquina do tempo e pudermos retornar ao século XIX, época de criação da linha ? Espero que seja antes disso ...

Acidente com o Bonde de Santa Teresa
Fonte: Estadão



  • Quantas mortes serão necessárias nas rodovias para que se implemente linhas ferroviárias de passageiros de média e longa distância ? Apenas na BR-101 (Norte) são mais de 300 mortes por ano. Isso sem falar nas dezenas de horas perdidas em congestionamentos ...


Fonte: Portal G1



  • E issso sem falar nos projetos tão comentados mas não implementados, como a linha ligando Bonsucesso à Ilha do Governador, Trens Turísticos, etc etc


Para quem lê esta postagem, pode achar estranho ou sem nexo os comentários e indagações feitas acima, quando se começou o texto falando sobre protestos e manifestações ocorridos recentemente, e que ainda estão sendo promovidos e não vão parar tão cedo (nem com a violência policial, nem com a intervenção de quem seja). Mas eu explico: estão protestando contra as "autoridades", não apenas por um reajuste nas tarifas de ônibus ! Temos muitos motivos para protestar, e no âmbito em que tratamos aqui no grupo "Trilhos do Rio" também temos motivos de sobra para reclamar e exigir: transporte público eficiente, decente, justo, racional e abrangente, democrático, acessível e que realmente faça-nos possível ser o direito de ir e vir normalmente.




Fonte: O Globo


 
Se você concorda com o exposto, #VEM PRA RUA você também. Mas com respeito ao próximo, paz no coração e a certeza de que está certo nas suas atitudes, correto no seu ponto de vista, e exercendo o seu direito de cidadão, de lutar por um país melhor, justo e correto, que sirva de orgulho para nós e nosso descendentes. Os próximos passos serão dados nas urnas, então tenha consciência.


Fonte: Portal G1


 
Para quem não concorda, e é a favor da violência que está sendo aplicada aos manifestantes, pense bem: não queremos deixar nosso filhos órfãos, queremos deixar um país melhor para eles. Sem violência ! Sem violência ! Sem violência !
 



Sem mais para o momento.
 
Desculpe o desabafo.
 
#AcordaBrasil
#OGiganteAcordou
#VemPraRua

2 comentários:

Concordo com os argumentos expostos e digo que algo precisa ser feito.
Devemos nos articular para movimentar as massas no sentido de expor a população, todos esses dados e assim ganhar o apoio dessas massas e juntos, cobrarmos das autoridades, governos, um posicionamento, um compromisso de maiores investimentos ao sistema sobre trilhos.

Precisamos sim, ir às ruas, mas de maneira organizada.
Sugiro uma reunião para definir os rumos a serem tomados.

Abraço a todos.

Melekh.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=536605816392972&set=a.357831364270419.97308.100001306759152&type=1&relevant_count=1

Postar um comentário

Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio