sábado, 28 de novembro de 2015

Paranóia ? Coincidência ? Exagero ? Ou verdade ?

Algumas vezes pensamos que estamos sendo perseguidos, vigiados, monitorados ... quem nunca teve essa impressão ?
Com câmeras espalhadas nas grandes cidades, registros e documentos dos cidadãos sendo controlados, dados pessoais circulando e sendo até negociados entre empresas na internet, não tem como não pensar que a privacidade, a intimidade e a rotina das pessoas está à mostra de todos.
Aliás, com a internet, ferramenta que permite a comunicação e a informação circulando rapidamente através do mundo, a vida privada das pessoas passou a ser algo de dificil reserva. E isso se aplica também a nós, preservacionistas e pesquisadores ferroviários. Parece paranóico, mas explicarei que algo pode estar fazendo todo o sentido. Sim: podemos estar sendo monitorados e tendo nossos interesses sabotados ...

1-Trilhos da EF Rio d'Ouro, linha original, que partia da Quinta do Caju, seguia paralela à Av.Suburbana de Bemfica (com "m" mesmo) até Pilares e depois pela Avenida Automóvel Clube em direção à Baixada Fluminense.



Trilhos na Av.Dom Hélder Câmara, próximo à Maria da Graça
Fotos: Julio C.Silva


Após as notícias da aparição destes trilhos na pracinha, como se fossem mortos mal enterrados retornando ao mundo dos vivos, começamos a visitar o local para pesquisa, registros e confirmações, e começamos a bolar algum projeto para o local, um dos últimos trechos da EF Rio d'Ouro ainda com trilhos dentro da cidade do Rio de Janeiro. Mas foi só começarmos a debater e divulgar nossas intenções para ... os trilhos serem removidos e o local desfigurado ! Segundo dizem, alguns dos moradores de rua que frequentavam o local, teriam retirado os trilhos (!!!) para vender o metal (!!!) e, para com o dinheiro arrecadado, comprar drogas para consumo próprio (!!!).
Sinceramente, é algo que não dá pra entender e acreditar. Mesmo que tenham sido estas pessoas, alguém com mais influência estaria por trás dessa ação.

2-Estação Henrique Scheid* (olha a EF Rio d'Ouro aí de novo !)
Durante pesquisas sobre a linha original da EF Rio d'Ouro, nos deparamos com um mapa misterioso, publicado no Guia Briguiet (em 1910 e 1913) onde estão assinaladas tudo quanto era estação e parada ferroviária. Inclusive poderíamos questionar estes mapas, em relação à sua veracidade, mas isso não vem ao caso agora. Continuando, neste documento estão assinaladas as paradas ferroviárias Henrique Scheid e José dos Reis (veja mais abaixo). Henrique Scheid se localizava aproximadamente na esquina da Avenida Dom Helder Câmara com a Rua Ibiraci, um terreno baldio. Entretanto, pouco tempo após nossas pesquisas indicarem o local como sendo de uma antiga parada ferroviária, o terreno foi ocupado e atualmente funciona uma empresa de venda de piscinas, APÓS DÉCADAS E DÉCADAS o terreno estando sem uso e abandonado ! Coincidência ?



O terreno baldio em imagens do Google Earth (2012), e a última feita pelo nosso pesquisador Melekh

 Acima, imagem do Google Maps em Agosto de 2015


*A Estação Henrique Scheid ainda não teve a sua existência confirmada. Apesar de conhecermos documentos que citam a sua existência e aproximada localização, ela ainda não foi de fato confirmada como tendo existido de fato (poderia ser outro nome de uma outra estação, erro de grafia ou identificação, etc)

3-Estação José dos Reis (EF Rio d'Ouro novamente ?)
Assim como a estação Henrique Scheid, acima, esta parece também ter sido dizimada assim que foi citada por nós na internet. Mas aí há uma dúvida: quando começamos a pesquisar sobre o assunto, a localização indicava uma casinha antiga, em um terreno relativamente amplo, como sendo a antiga estação. Outra coisa que indicava isso era uma plaquinha de patrimônio da RFFSA em uma das paredes do prédio. Nosso pesquisador Melekh conversou com um dos moradores, e este confirmou que o prédio teve uso ferroviário. Entretanto, com as pesquisas evoluindo, imagens antigas indicavam que a estação José dos Reis teria sido outro prédio, demolido provavelmente com a urbanização do entorno da Avenida Suburbana. Vejam abaixo:

Mapa antigo indicando a posição da estação
Edição: Carlos Alberto Ramos (Melekh)

Revista de Engenharia (1886)

Foto: Melekh

O fato é que após mais pesquisas e investigações, encontramos imagens que poderiam mostrar o real prédio da estação de José dos Reis, uma casinha possivelmente alugada ou cedida para a ferrovia, fato comum na época.

As setas indicam a possível casa onde funcionava a estação José dos Reis
Fonte: AGCRJ via Adenilson M.de Souza

O fato é que a casinha identificada como patrimônio da RFFSA, sendo ou não a estação de José dos Reis, no mínimo pertenceu ou fez parte de alguma estrutura ou instituição ferroviária no local. Algum tempo depois que iniciamos as nossas pesquisas, o imóvel foi vendido (?) e funciona atualmente uma instituição de ensino de línguas.

4-Estação de (Vila de) Cava (Ah, já sei ! Também da EF Rio d'Ouro, adivinhei ?)
A estação de Cava era um importante entroncamento, onde iniciava o ramal de Tinguá, da EF Rio d'Ouro. Na verdade, os trens que se dirigiam a este ramal partiam de Belford Roxo e seguiam pela mesma linha dos trens do ramal de São Pedro (Jaceruba) até este ponto, onde entravam na linha à direita. Durante uma expedição de reconhecimento e pesquisa do ramal de Tinguá (desativado desde o fim da década de 1960), conhecemos a estação, em raro estilo Missionês simplificado ou Californiano, de acordo com o INEPAC, que tombou o prédio e outras construções adjacentes da estação. O problema é que a estação estava e ainda está em estado deplorável. Descendentes dos ferroviários que trabalhavam na estação moram em perigo constante, com o risco da estação desabar a qualquer momento. Aliás, algumas paredes já estavam ruindo na ocasião.



Imagens feitas durante a nossa primeira visita, em 2013.
Fotos: Eduardo P.Moreira

Após a nossa caminhada, onde vimos até despojos da ferrovia como dormentes e antigos pinos de fixação, comunicamos a diversos órgãos de preservação histórica o estado calamitoso em que encontrava-se a estação. Muito barulho foi feito, processos foram iniciados, matérias de jornal foram publicadas e ... nada aconteceu. Opa, eu disse "nada" ?

Janeiro de 2014, imagem do Google Maps.

Fui alertado por internautas que ... uma árvore havia caído sobre a estação, em imagens de Janeiro de 2014. Ficamos apreensivos, por diversos motivos ! A estação ainda estaria de pé ? Haveria feridos ? Quais as consequências ? Além disso, outra coisa, que direi ao final do parágrafo, nos intrigava. Mas nos apressamos em visitar o local, onde constatamos que não houve perdas pessoais, apenas materiais e de tempo, pois a estação encontrava-se pior que nunca, e nada havia sido feito para evitar. Agora o que nos intrigou mesmo foi ... tanto lugar e direção pra árvore cair e ela cai exatamente sobre a estação ??? E justamente quando não havia ninguém "em casa", certinho, na hora que não havia testemunhas ? Hum ...
Mais detalhes no link aqui do blog:

5-EF Melhoramentos/Linha Auxiliar
Em 2013 fizemos uma das caminhadas mais marcantes que já promovemos: o trecho de serra da ferrovia entre Miguel Pereira e Arcádia. Belíssimas paisagens, ar puríssimo, clima agradável, trilhos ... enfim, um cenário perfeito para uma ferrovia ser reativada, com fins turísticos no mínimo. Seria um sucesso perfeito. Divulgamos os dados coletados durante a expedição, apresentamos propostas e projetos e, como não havíamos concluído o trecho (devido ao horário avançado saímos do leito ferroviário, no meio da mata fechada, e concluímos o trecho por uma estrada de terra) decidimos voltar para concluir. Em outubro de 2015 retornamos e ... constatamos uma série de atrocidades, como dano ao patrimônio ferroviário, histórico, e ecológico, dentre outros crimes. Recentemente publicamos um dossiê completo sobre isso:
http://trilhosdorio.blogspot.com.br/2015/11/a-agonizante-linha-auxiliar.html

Concidência ? Paranóia ? Complô ?
Vamos ficar atentos, mais do que sempre. Forças "ocultas" podem estar nos monitorando, vigiando nossos passos. Tirem suas conclusões ...

9 comentários:

Bom post, Dado. Como dito no grupo, acho que isso deve ser investigado mais à fundo, podem ser coincidências , mas é melhor investigar para saber.

Bom post, Dado. Como dito no grupo, acho que isso deve ser investigado mais à fundo, podem ser coincidências , mas é melhor investigar para saber.

Só para citar: Estamos num país em que o sistema de transporte é dominado pelo Rodoviarismo e no Estado do RJ, quem manda no setor são as Empresas de Ônibus, diga-se Fetranspor. Sabemos do caso do Ramal Barra do Piraí - Japeri (Barrinha). Nunca mais os trens voltaram a circular. Acredito que existe um "acordo" entre "governo" e esse "grupo" para barrar qualquer tentativa de impulsionar o Ferroviarismo, logo explicaria o que fazemos "vai de graça" para eles, que ao saber de uma nova descoberta; "sepulta" a mesma, se me entendem...

Por favor, preciso falar com você Dado D.J. ou com pessoas que compartilhem do mesmo pensamento em relação ao ferroviarismo. Urgente. Assunto de suma importância. Favor me contatar por telefone ou Whatsapp
(21)96476-2844-Nextel
Repito: Urgente

Por favor, preciso falar com você Dado D.J. ou com pessoas que compartilhem do mesmo pensamento em relação ao ferroviarismo. Urgente. Assunto de suma importância. Favor me contatar por telefone ou Whatsapp
(21)96476-2844-Nextel
Repito: Urgente

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Houve um equívoco aqui e uma coincidência fatídica. Semana passada formatei os celulares e fiquei bastante ocupado (ainda estou) digitalizando mais de 1000 fotos de um acervo doado a uma instituição ferroviária, com o intuito de preserva este verdadeiro tesouro e divulga-lo no site da AF Trilhos do Rio que estou produzindo. Vi sua mensagem na quinta-feira se não me engano, que seria dia 18/02, pelo Whatsapp. Seis dias depois da TV entrar em contato contigo. Infelizmente houve um desencontro e uma falha em não ver a mensagem deixada nos canais que você procurou (Youtube, FanPage no Facebook e aqui no Blog). Mas citar que não fazemos nada fora do mundo virtual é uma calúnia. Agora mesmo temos projeto apresentado ao ex-secretário de transportes Carlos Osório. Estávamos tentando assumir o Museu do Trem, através de uma curadoria. O Museu encontra-se em mau estado, segundo relatos. Mas as negociações não foram adiante. Isso é só uma parte do que tentamos ou agimos fora do virtual. Fazemos ou tentamos fazer muitas coisas no "mundo real", não se precipite em nos acusar e dizer que nos "escondemos debaixo da cama". Entendo os seus motivos e ansiedade em relação à urgência, mas infelizmente não foi possível. De qualquer forma agradeço por ter nos procurado e espero que possamos manter contato em breve.
Neste endereço temos todos os contatos disponíveis:
www.trilhosdorio.org

Ok Dado. Peço desculpas pelo meu exagero nas palavras. Não tive a intenção de ofendê-lo. Acompanho seu trabalho a muito tempo, sou apaixonado pelo ferroviarismo. Estou lutando sozinho aqui em Vila Inhomirim onde moro. A Globo veio aqui e eu queria muito que você estivesse aqui na hora da reportagem. Mas não deu... O lado bom disso é que eu fiquei com os telefones e o e-mail do diretor de jornalismo da Globo. Ele ama tudo aquilo que se relaciona com o trem. Apesar desse "mal começo" e desse mal entendido, acredito que mais cedo ou mais tarde ainda vamos trabalhar juntos. Por favor me perdoe. Um abraço e força no seu belo trabalho.
Meu novo zap:(24)99918-2961
Um abraço...
Luciano Monteiro.
Obs: Eu não gosto de facebook. Criei um fake só pra falar com vc... Rsrs

Postar um comentário

Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio