sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Obras do Metrô chegam ao Leblon

A primeira etapa de obras de implantação da linha 4 do Metrô chega ao bairro do Leblon amanhã, dia 17 de novembro de 2012. Apesar do extenso planejamento, divulgação e organização envolvido no projeto, o fato de interdição da principal avenida do bairro tem trazido ansiedade e apreensão aos moradores do bairro. E não só em relação ao fechamento da Avenida Atuaulfo de Paiva, mas em relação a todo o tráfego do bairro, que sofrerá mudanças drásticas.

Faixa avisando sobre a mudança no trânsito, colocada na Avenida Afrânio de Melo Franco

Em um primeiro momento, a Avenida Ataulfo de Paiva, que é o centro comercial e uma das principais vias do bairro, terá dois trechos parcialmente interditados: entre a Rua General Venâncio Flores e a Avenida Bartolomeu Mitre; e entre a Avenida Afrânio de Melo Franco e a Avenida Borges de Medeiros, no Jardim de Alah, divisa com Ipanema. Em um segundo momento, a partir de janeiro, a avenida terá estes trechos totalmente interditados, obrigando os motoristas a buscar caminhos alternativos.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego e representantes do consórcio responsável pela construção da linha, todas as modificações implantadas sereão controladas e o trânsito orientado.
Esquema mostrando as mudanças no trânsito - Fonte: CET-Rio

Mas apesar de pesquisas de opinião apontarem a satisfação e aprovação das obras por praticamente todos os entrevistados (percentual próximo ou maior de 90%), o que se ouve pelas ruas do bairro não é exatamente o que se disse. Comerciantes temem pela queda de movimento, moradores da Cruzada São Sebastião (um conjunto habitacional) reclamam das mudanças de trânsito na até então pacata rua de acesso, e os motoristas que utilizam a Av.Ataulfo de Paiva se queixam das dificuldades eminentes.


Trecho da Rua Humberto de Campos, em um dos acessos à Cruzada São Sebastião. No detalhe nota-se o quebra-molas retirado, a grade de segurança e a proibição do tradicional estacionamento. Curiosamente vê-se um gari ajudando um motorista a estacionar em local proibido, próximo a um trailler da Polícia.

Dentro da Cruzada São Sebastião, a maioria dos moradores é contra a mudança de trânsito, apesar de admitirem o progresso e futuros benefícios trazidos por uma estação de metrô a ser instalada a poucas dezenas de metros da comunidade. A instalação de uma grade isolando a calçada da rua, tradicionalmente utilizada pelos pedestres por ter pouco movimento; a retirada das lombadas ("quebra-molas") e o aumento provável de tráfego está causando rebuliço na comunidade. Hoje, enquanto "Trilhos do Rio" fazia essas fotos, presenciou uma pequena discussão entre um morador e um operário que estava instalando as grades. O motivo: o espaço de acesso à rua ficou estreito, impossibilitando a passagem dos carrinhos de carga chamados "burros-sem-rabo", utilizado por este morador.
Canteiro de obras instalado na Praça Grécia, no Jardim de Alah.

Além dessas mudanças, a implantação de um gigantesco canteiro de obras na Praça Grécia, no Jardim de Alah, tirou dos moradores da região uma das áreas de lazer dos bairros do Leblon e de Ipanema. Antes a praça era freqüentada por crianças, que utilizavam alguns brinquedos instalados na praça; desportistas que jogavam futebol nas quadras do local; e funcionários de empresas próximas, que passavam a hora do almoço ou outros momentos no local em busca de paz e tranqüilidade. Além disso, o Festival de Presépios, evento realizado nos dois últimos Natais, não será realizado neste ano e nem em 2013, já que as obras tem a previsão estimada de 18 meses !
A Cruzada São Sebastião ao fundo, e em primeiro plano o Jardim de Alah arrasado pelas obras. Destaque para o caminhão, transportando uma árvore derrubada para abrir caminho para o canteiro de obras.

Além dos transtornos, temporários, causados, outras coisas tem chamado a atenção nesta obra: estão sendo feitas derrubadas de árvores no Jardim de Alah, árvores estas com dezenas de anos de idade. Resta-nos fiscalizar e ver se elas serão replantadas no local, recompondo o belo paisagismo do Jardim.
Jardim de Alah visto do outro lado do canal. Notem o caminhão com uma árvore em sua carroceria, evidências de derrubada de árvores na praça.

Outro fator que está chamando a atenção, é que em janeiro de 2013, será construída uma ponte metálica, ligando a Rua Humberto de Campos (Rua Padre Bruno Trombeta) à Rua Henrique Dumont, em Ipanema. Esta ponte passará sobre o canal do Jardim de Alah e sobre o próprio parque. Não foi definido se será uma solução (?) temporária ou permanente, mas causará um impacto ainda maior no trânsito da região, pois o trânsito na Avenida Borges de Medeiros, que liga a Lagoa Rodrigo de Freitas à Praia do Leblon será interditado, desviando o tráfego por esta ponte.

Quiosque instalado no Jardim de Alah, para orientações aos moradores. Trilhos do Rio pretende tirar algumas dúvidas aí e publica-las aqui no blog.

Apesar de muitos moradores locais, ouvidos nos últimos dois dias, estarem bastante apreensivos e temerosos em relação às modificações no trânsito, quase todos tem a esperança de que será um mal necessário, aguardando o pleno funcionamento do Metrô na região, ligando a zona sul da cidade à Barra da Tijuca, Centro da Cidade e bairros da Zona Norte.

Trilhos do Rio concorda, com exceção de um detalhe: esta linha é uma expansão da linha 1 original, que deveria chegar apenas à estação General Osório, em Ipanema. A linha 4 sairia do Centro da Cidade e chegaria à Gávea, passando por Laranjeiras, Botafogo e Jardim Botânico. Esta dita "linha 4" é uma junção das duas linhas citadas, e não apenas "linha 4", como divulgado.

Mas estamos na torcida para que tudo dê certo, e que os trilhos avancem pela cidade, trazendo progresso, bem-estar e qualidade de vida a todos !

Nesta postagem todas as fotos, com exceção da imagem de satélite, foram feitas por Dado DJ.
Para obter maiores detalhes sobre a obra, acesse o link
Metrô - Linha 4

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio