sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Que local é esse - Parte II

Durante pesquisas empreendidas por membros do fórum Trilhos do Rio, por vezes nos deparamos com imagens feitas de alguns lugares, linhas ou estações, sem nenhuma descrição ou indicativo de localização. O caso abaixo é um deles, observem a imagem:

Trem da EF Rio d'Ouro - Local até então desconhecido.
Fonte: site da CBTU

A foto acima pode ser vista em inúmeros sites, e consta do acervo site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Por muito tempo acreditou-se que este local fôsse no bairro Mantiquira, município de Duque de Caxias. Era uma hipótese levantada até pelo autor deste blog, que foi ao local e comparou a foto antiga com a regição atualmente, e achou semelhanças entre as imagens. Outros locais foram apontados, dependendo do site e publicação, mas no final não se obteve certeza ainda do local exatamente onde fica.
Esta semana, no fórum Trilhos do Rio foi levantada esta questão pelo pesquisador Hugo Caramuru. Os detalhes são os seguintes:

  • O trem é da EF Rio d'Ouro, a locomotiva coincide com a numeração adotada por esta ferrovia;
  • Há um prédio em construção à esquerda, que pode ser o Mercado de Coelho Neto
  • Há um "desvio morto", ou em construção, do lado esquerdo (onde tem umas crianças na imagem)
  • A linha onde o trem está circulando é em bitola mista, indicando ser no trecho entre Del Castilho e Pavuna, utilizado simultanemante (não por todo o período) pelos trens da EF Rio d'Ouro (bitola métrica) e da EF Leopoldina (bitola larga).

Então, quem tem algum palpite sobre que local é este ?! Postem mensagens abaixo, quem sabe não conseguimos desvendar este mistério ?

8 comentários:

Olá
Não tenho idéia de onde possa ser, mas creio Não ser em Coelho Neto pois o mercado a qual Vc se referiu, fica (ficava) em frente à praça do bairro (Pça. Prof. Virgínia Cidade) que existia desde, pelo menos, 1950 ou 51. Supondo que aquela construção fosse o mercado, o trem estaria indo para Acari. Mesmo que a praça estivesse oculta pelo trem, teria que aparecer a Av. Automóvel Clube à direita do trem e o que vemos é um terreno (baldio?) e um morro. Acho que, pelo menos, o bairro de Coelho Neto pode ser descartado.
Grande abraço e parabéns pelo blog!
Marilda Teixeira

Sinceramente, não faço nenhuma ideia, mas tem um senhor especialista em subúrbio e que atende pelo codinome Irajá. Frequenta muito os fotologs do terra e conhece como ninguém as regiões, principalmente da baixada de Irajá. Ele também é um dos responsáveis pelo Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá.
http://www.blogger.com/profile/15817260526010690736
Acho que ele pode saber.

Eu o conheço, vou entrar em contato !
Obrigado pela mensagem e sugestão !

Olá! Meu nome é Leonardo Amorim; sou pesquisador e organizador do Facebook denominado VILA KOSMOS, bairro onde resido desde 1969. Tenho um álbum dedicado, dentre muitos assuntos importantes que abrangem o desenvolvimento da região, exclusivamente à E. F. Rio D`Ouro. Não tenho dúvidas com fotografias comparativas que "fiz", e por ter sido criado na região e desde criança apreciado as cristas dos morros em referência. O morro à direita de quem olha para a fotografia é o Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho; ao final e à esquerda o segmento da Serra da Misericórdia que contém o Morro do Caricó, que os moradores do bairro de Vila Kosmos denominam de "Morro da Bicuda". O trem está a circular no local da Avenida Automóvel Club (hoje, Av. Pastor Martin Lutter King Jr.) nas imediações do atual Atacadão. Poderão ver no Facebook VILA KOSMOS quatro fotos inéditas do local na década de 1920.

Este comentário foi removido pelo autor.

Acredito que esteja próxima a Antiga estação de Engenho do Matto, onde havia um encontro entre a Linha principal da EFRD e a variante que passava pela Av. Automóvel Clube. Ambas vinham do Caju, a primeira passando pela Estrada Real de Santa Cruz, ex Av. Suburbana, hoje Dom Helder Câmara e seguindo pela Estrada Nova da Pavuna, atual Av. João Ribeiro. A segunda passava pela Av. Automóvel Clube em Inhaúma e o entroncamento era em Engenho do Matto se encontravam.

Acredito que este local seja a Estação de Engenho do Matto.

Estou entre a opinião do Melekh e Leonardo. A composição parece ter saído da última curva a partir de Engenho do Mato e estar se dirigindo a Vicente de Carvalho.
Cogitei também ser perto do Posto Telegráfico, mas não havia morros altos ali.

Postar um comentário

Seguidores

Estamparia Trilhos do Rio