sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A culpa é da Supervia

Imaginemos a seguinte situação: bandidos e traficantes promovem roubos em série, ou "arrastões", dentro dos trens, furtando passageiros e causando danos materiais. A culpada naturalmente é a empresa, a concessionária responsável pela operação dos trens, certo ?
 Policial observa passageiros em estação
Fonte: Revista Veja


Agora vamos ver outra situação: um carro é atingido por um trem em uma PN (Passagem de Nível) clandestina, algo não muito incomum, principalmente na Baixada Fluminense. Por ser clandestina, não era sinalizada, nem por placas, nem por dispositivo sonoro. A culpa é de quem ? Da concessionária, claro ...


Carreta ultrapassa uma PN e é atingida por um trem em São João de Meriti
Fonte: www.paraiba.com.br


Agora uma terceira situação: moradores se queixam de uma passarela sobre a linha férrea, em péssimas condições, com mureta e guarda-corpo soltos, ameaçando cair com um vento forte, imagina então o risco de alguém se apoiar nesta estrutura ! Então, a culpa e responsabilidade sobre a manutenção desta passarela é da empresa responsável pela operação dos trens, correto ?
 Fonte: Panoramio


Nas três situações e em várias outras, temos um equívoco. E é o que é mostrado pela imprensa, fazendo um gancho com a postagem de ontem sobre a imparcialidade não praticada dos meios de comunicação, é justamente o sensacionalismo, sem apuração dos fatos e da realidade. O que interessa é a audiência. Responsabilidades não são apuradas, e a culpa de tudo, é da concessionária que opera os trens de transporte de passageiros no Rio de Janeiro.

No primeiro caso, é um caso típico de segurança pública. A responsabilidade não é da Supervia. Se fosse assim, eu estando recebendo visitas em casa, minha residência é invadida por bandidos armados e nos assaltam, levando tudo de valor meu e dos meus convidados. Nesse caso a culpa é minha por não ter equipado a residência com câmeras, cerca elétrica, cães de guarda, segurança particular, atiradores de elite ... ou a culpa é do estado, que não oferece segurança aos moradores (e eleitores)?

Continuando, a linha férrea normalmente é cercada por muros ou grades em boa parte da sua extensão. Na área rural nem tanto assim, apesar de ser perigoso o cruzamento de cavalos, bois e outros animais na ferrovia. Existem algumas passagens de nível oficiais, cruzamento de vias importantes com a linha, para que seja facilitado o acesso de um lado pro outro da via. Agora digamos que uns "espertinhos" #sqn não queiram alcançar a PN oficial por estar "muito longe" e abra por conta própria uma PN clandestina mais próxima da sua casa (capinando o terreno, ou até mais grave, derrubando o muro). Aí o "espertinho" #sqn em determinado dia atravessa por este local não oficial, e o trem atinge o carro, causando danos materiais e pessoais. Será mesmo que a culpa é da empresa responsável pelo tráfego dos trens ? Lembrando que em um caso assim, de acordo com o Código Nacional de Trânsito Brasileiro, a prioridade é do trem, ou seja, se um carro ou uma pessoa for atingida por um trem, a verdade é que estes atropelaram o trem, já que a máquina não saiu dos trilhos para atingir as "vítimas", mas a presença estranha é que estava no lugar errado e na hora errada ... isso sem contar o fato de que um trem precisa de muito distância e tempo para parar completamente, a fim de evitar alguma colisão.
No terceiro caso, a passarela em más condições, apesar de passar sobre a linha férrea, não é de responsabilidade da empresa ferroviária. É um dos muitos casos de descaso do governo, seja ele municipal ou estadual, conforme for. Se fosse um viaduto, a responsabilidade seria da companhia ferroviária ? E se fosse no caso o metrô, em muitas partes operando em via subterrânea ? Se tivesse um buraco na calçada imediatamente acima da linha e túnel metroviário, a responsabilidade sobre isso seria da companhia metroviária ?

TVs, sites, blogs, canais em redes sociais, todos estes se aproveitam das situações sem se importar com a "real realidade". Dificilmente correm atrás da informação para informar corretamente, gerando indignação e revolta dos usuários do sistema ferroviário (que vê e crê que a culpa em tudo é da empresa) e também da parcela da população que tem alguma relação indireta com a ferrovia, no caso das PNs e da passarela.

Agora vocês sabiam, ou já foi citado por algum canal de comunicação, que o Governo do Estado, em texto descrito no contrato de concessão, tem por obrigação fornecer anualmente um determinado valor de milhões de reais que deveria ser utilizado em melhorias nas ferrovias operadas pela Supervia, por exemplo ? Sabia que esse determinado valor muitas vezes não é fornecido ? Por isso é fácil culpar a empresa por um investimento não feito, por uma melhoria não realizada, por algo até que nada tem a ver com a responsabilidade da empresa, quando isso seria na realidade uma obrigação contratual do governo do estado, que apenas tira da reta e chuta (...) a responsabilidade para alguém !

A realidade é nua e crua ... fiquemos de olhos bem abertos ...

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